Reconhecido no Brasil e América Latina, o setor de Neurocirurgia da Pet Especialidades é coordenado pelo Dr Richard Filgueiras. Referência no tratamento das lesões intracranianas e da medula espinhal de cães e gatos, este setor conta com modernos equipamentos e técnicas avançadas que melhoram as chances de diagnóstico e tratamento.

Animais que apresentem convulsões, paralisia de membros ou face, perda de equilíbrio, mudança do comportamento, flacidez de membros ou dificuldade para caminhar, podem sofrer de alguma alteração neurológica. Nossa equipe, composta pelos Doutores Richard Filgueiras e Rafael Alves, (inserir link para o curriculum) estará pronta para atender e tratar o seu companheiro o mais rápido possível.



Uma das lesões mais comuns em cães e gatos, a hérnia de disco ocorre quando uma parte do disco cartilaginoso que separa duas vértebras pressiona a medula espinhal ou a raiz nervosa. Os principais sinais de que a medula ou a raiz estão sendo comprimidas são: dor exacerbada na região da coluna, postura com coluna arqueada (cifose), dificuldade para ficar em pé, arrastar as unhas quando caminha ou até mesmo a impossibilidade de se manter em pé ou caminhar.
A hérnia de disco normalmente se caracteriza por uma emergência. Ao observar qualquer um destes sinais entre em contato conosco o mais rápido possível que nossa equipe estará de prontidão para ajudar.



Assim como a hérnia de disco, malformações da coluna também podem provocar compressão da medula espinhal ou das raízes nervosas. Estas alterações normalmente possuem fatores genéticos ou raciais e os sinais clínicos tendem a se manifestar de forma crônica e progressiva. Por isto, fique atento a possíveis sinais de dor em coluna ou alterações de marcha, porque a identificação precoce destas alterações pode ser determinante para o tratamento de seu companheiro.

Nem todas as alterações que envolvem a medula espinhal precisam ser tratadas de maneira cirúrgica. Doenças infecciosas, certos tipos de hérnia e isquemia, por exemplo, podem gerar interrupção da mensagem nervosa da medula para os músculos e interferir com os movimentos. Muitas destas alterações podem ser tratadas com medicamentos e quanto mais rapidamente forem identificadas, mais rapidamente seu animal poderá ser tratado.

A Hidrocefalia se caracteriza por um acúmulo anormal de líquido cerebroespinhal (LCE) no interior do crânio. Cães e gatos possuem uma produção normal de LCE de cerca de 0,05 mL/minuto e 0,017 mL/minuto, respectivamente. Como a produção do LCE é contínua, é necessário que seja drenado para áreas específicas no crânio e na medula. Obstrução da drenagem, aumento da produção ou redução da absorção deste líquido pode gerar Hidrocefalia. Apesar da maior parte dos casos ser de origem congênita, causas adquiridas como coágulos, cistos e tumores cerebrais também podem gerar Hidrocefalia.

A Pet Especialidades possui uma equipe de vanguarda no tratamento da Hidrocefalia e poderá escolher o melhor tratamento para o seu animal caso ele necessite, seja cirúrgico ou não cirúrgico.



Tumores cerebrais em cães e gatos são mais comuns do que a maioria das pessoas imaginam. Entretanto, o diagnóstico de um tumor cerebral nem sempre significa que não há tratamento.

Alguns destes tumores, quando identificados a tempo, podem ser tratados de diversas formas.
Convulsões, perda de visão e perda de equilíbrio são alguns dos sinais que podem indicar alterações cerebrais provocadas por tumores. O uso de imagens avançadas como ressonância e a tomografia computadorizada é fundamental para o diagnóstico. Quanto mais rápido o diagnóstico é realizado, maiores as condições para que seu companheiro tenha qualidade de vida.

O trauma cranioencefálico (Trauma craniano) é bastante comum em cães e gatos devido quedas, atropelamento e brigas entre animais.
Um tratamento rápido e baseado em protocolos internacionais é de extrema importância para que o animal possa recuperar suas funções.

A Pet Especialidades possui uma equipe disponível 24 horas por dia para lidar com esta situação.

Entre em contato para agendar sua consulta