Nosso setor de Ortopedia e Traumatologia conta com uma equipe treinada nos mais modernos métodos de tratamento das afecções do aparelho locomotor de cães e gatos. Durante a consulta ortopédica seu companheiro será atendido com exclusividade por profissionais de notório reconhecimento nacional. Os Doutores Richard Filgueiras e Rafael Alves estão à disposição para ajudar seu companheiro a se recuperar de forma rápida e segura.



Nem todas as fraturas necessitam de tratamento cirúrgico. Entretanto, em certos casos, a cirurgia é o método mais indicado para que o animal tenha plena recuperação de suas funções motoras. Para que haja um bom resultado da cirurgia, é fundamental o uso de equipamentos modernos e implantes confiáveis. Nossa equipe estará pronta para indicar o melhor tratamento caso o seu companheiro necessite de ajuda.



Cães e gatos são acometidos por uma grande variedade de doenças articulares. Muitas delas possuem fator genético e quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores as chances de tratá-las. Exemplos comuns de doenças articulares incluem: Displasia coxofemoral, Displasia de cotovelo, Ruptura do ligamento cruzado, Luxação patelar, Luxação de quadril, e Osteocondrose.

Durante as consultas de vacinação de seu filhote, não esqueça de solicitar uma avaliação ortopédica pediátrica. Isto pode evitar que seu cão desenvolva a tão sofrida osteoartrose e assim possa ter uma vida mais saudável.



Cães e gatos também podem ser acometidos por tumores nos ossos e articulações. Nestes casos o tempo do diagnóstico é muito importante porque existem técnicas, como a endoprótese, que evitam a amputação do membro. Quanto mais precoce se identifica a doença, melhores as alternativas de tratamento. Por isto, não perca tempo. Se o seu companheiro estiver mancando de algum membro não demore em descobrir a causa.

O aparelho locomotor de cães e gatos é formado pelos ossos, articulações, músculos, ligamentos, tendões e nervos periféricos que atuam em conjunto para que eles possam desenvolver suas atividades diárias com mobilidade e agilidade.

O principal sinal clínico de que há alguma anormalidade do aparelho locomotor é a claudicação (manqueira). Não somente fraturas e doenças articulares levam um cão ou um gato a mancar. Alterações dentro do próprio osso, alterações nos músculos, ligamentos e tendões também podem provocar dor e incapacidade de movimento.

Quando estiver brincando ou passeando com seu companheiro, fique atento na marcha que ele desenvolve. Se achar que alguma coisa está errada, não hesite em contatar-nos para verificar se há algum problema.

Entre em contato para agendar sua consulta